Mais yoga (em português)*

Para os mais curiosos e os que perguntam porque escrevo em inglês, a resposta é quase simples. Vivi quase 4 anos em London Town. Isso e o facto de me expressar melhor neste mix&match de culturas, juntando um bocadinho disto e daquilo, um toque daqui e outro de acolá. Pois que aqui vai um breve resumo da minha história do yoga. Desta vez em português. Nota ao leitor: Atenção à falta de acentos. Não significa falta de atenção, só personalidade e um teclado British.

Passados 7 anos a viver fora, da exótica Africa (Cabo Verde e Moçambique) à cosmopolita Londres, voltei a Portugal há 3 semanas. Literalmente - agora há 3 meses, após um ano cá e muitos meses fora a viajar sozinha. Saí como criativa publicitária (copywriter), escrevi para revistas fora de horas, passei a estratega de marca e mais recentemente tornei-me professora de Yoga e meditação. Com tantas mudanças e desafios nos últimos anos, foi no Yoga que encontrei a casa que me mantém focada e presente. Na verdade, o romance com o Yoga começou há mais de 11 anos ainda estava na Universidade a estudar Ciências da Comunicação.

Experimentei Yoga pela primeira vez e gostei tanto que saí da aula a meio. Contudo, não há nada como insistir no que nos faz bem (é como colocar brócolos nos batidos) e nos últimos 6 anos a prática foi ficando mais e mais regular até ao presente, em que pratico 5 vezes por semana - ou 6.

Os benefícios que sentia no corpo e cabeça após a pratica do yoga foram crescendo, bem como a vontade de saber mais. Como arranjo tempo?

Acordando mais cedo que o sol e fazendo escolhas nesse sentido, da comida aos programas sociais. Menos noite e mais dia.

Em 2016 fui para Rishikesh, uma cidade sagrada no Norte da India, fazer o meu primeiro curso de Yoga, 200H pela Yoga Alliance, numa vertente tradicional de Hatha e Iyenger. De volta a Londres, comecei a dar aulas na minha agência de publicidade em Shoreditch, nos parques, aos amigos, aos vizinhos, a tudo e a todos os que tinham curiosidade em praticar. Uns meses depois, acabei por sair da agencia para me dedicar 100% ao Yoga. Aí nasceu a YO DRAGON YOGA, a minha marca pre Pause and Flow.

O nome começou com uma brincadeira em Bali. “Todos temos um dragão dentro de nós que por vezes explode”. Yo Dragon = O teu Dragão. Só temos que aprender a domá-lo com a respiração e uma vida mais atenta ao presente. Trata-se de um dragão tropical, inspirado na minha fruta favorita a Dragon Fruit, já que a minha alimentação é maioritariamente plant-based, constituída por frutas, vegetais, cereais e grãos. Mais recentemente voltei à India, desta vez a Goa, para fazer o meu curso avançado, 300H em Vinyasa Flow. Acabei por ficar por lá mais 6 semanas como karma Yogi, a aprender mais, assistir futuros professores (os alunos nos cursos de 200H e 300H) e ainda dar aulas duas vezes por dia no drop-in shala (aka estúdio para pessoas de fora).

Com a YO DRAGON YOGA, quero tornar o yoga divertido e acessível, para que mais e mais pessoas pratiquem. “Release the fire within”, digo em tom de provocação. Todos nós temos essa energia ca dentro, só temos que a descobrir. A ideia é desmistificar alguns conceitos à volta desta prática milenar, que mais que uma ciência, filosofia ou religião é um estilo de vida.

As aulas da YO DRAGON são acessíveis a todos e todas que tenham interesse em experimentar Yoga ou aprofundar a sua prática existente. São aulas de Vinyasa Flow, um Yoga dinâmico adaptado aos corpos ocidentais e ao estilo de vida modernos que não pára e já tem milhares de adeptos por todo o mundo. Pensem em Yoga 2.0. O formato são aulas pop-up, variando os dias, locais, horas e até as sequências e playlists. E sim, eu levo os tapetes num trolley de viagem em animal print. Obvs. O objetivo é que as pessoas se divirtam e vão para as suas vidas mais esticadas e descontraídas. Sem dogmas, preconceitos ou outras etiquetas.

Afinal, Yoga é união e já basta tudo o resto para nos distrair de ser felizes.

*texto escrito pela primeira vez em 2017, revisto hoje à luz de 2019. Em breve um sobre a Pause and Flow. Para já, é espreitar o novo site em português.

x

sara

Featured Posts
Posts Are Coming Soon
Stay tuned...
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 words and design by Sara Vale

Photos by Vera Sepulveda and Sonia Davies